Platão: alicerces da filosofia Ocidental
Texto
1º ano Ensino Médio:
Gilberto
Cotrim: Fundamentos da filosofia: capitulo 11
Platão:
alicerces da filosofia Ocidental
Nascido em Atenas,
Platão (427-347 a.c) pertencia a uma das mais nobres famílias atenienses. Seu
verdadeiro nome era Aristocles, mas, devido a sua constituição física, recebeu
o apelido de Platão, termo grego que significa de ombros largos.
Platão foi discípulo de Sócrates, a quem considerava o
mais justos dos homens. Depois da morte de seu mestre, empreendeu inúmeras
viagens, período em que ampliou seus horizontes culturais e amadureceu suas
reflexões filosóficas.
Por volta de 387 a.C. retornou a Atenas, onde fundou sua
própria escola filosófica, a Academia, nos
jardins construídos por seu amigo Academus. Essa escola foi uma das primeiras
instituições de ensino permanentes de ensino superior do mundo ocidental. Uma
espécie de universidade pioneira dedicada pesquisa científica e filosófica,
além de um centro de formação política.
A maior parte do pensamento platônico nos foi transmitida
por intermédio da fala de Sócrates, nos diálogos socráticos, escritos pelo
próprio Platão. Seu pensamento é tão vasto que deu origem a uma expressão famosa: “Toda filosofia ocidental são notas
de rodapé a Platão.”
Dualismo
platônico
Como grande parte dos pensadores de sua época, Platão
também enfrentou o impasse criado pelos pensamentos de Parmênides e Heráclito,
isto é, sobre o problema da permanência e da mudança, da unidade e da
multiplicidade. E chegou a uma conclusão dualista, isto e, de que existem duas
realidades diametralmente opostas baseados em dois aspectos antropomórficos:
Mundo sensível corresponde
a matéria na vida cotidiana (isto é, pelas sensações) , as quais surgem e
desaparecem continuadamente. Assim, as coisas e fatos do mundo sensível são
temporárias,mutáveis e corruptíveis (o mundo de Heráclito).
Mundo inteligível corresponde
as ideias, que são sempre as mesmas para o intelecto, de tal maneira que nos
permitem experimentar a dimensão do eterno, do imutável, do perfeito ( o mundo
de Parmênides). Todas essas ideias derivam da ideia do bem.
Demiurgo
e o mundo
Apesar de, para Platão, existirem apenas essas duas
realidades, ele supôs que uma terceira realidade operou na criação do mundo,
pois como argumenta o filosofo no Timeu tudo o que foi gerado deve ter um
principio gerador, isto é, uma causa. Desse modo, defendeu a ideia de que o
universo (o mundo sensível) surgiu por obra de um demiurgo, palavra de origem
grega que significa “aquele que faz”, “construtor”
De acordo com essa doutrina, o demiurgo buscou as ideias
eternas do mundo inteligível como modelo para dar uma forma à matéria
indeterminada. Isso quer dizer que, de um lado, as ideias da matéria já
existiriam antes, sendo, junto com o demiurgo, as três realidades fundamentais
da gênese platônica. De outro lado significa que o mundo sensível foi
construído pelo demiurgo (uma espécie de deus artesão) a imagem das ideias
eternas.
Teoria
das ideias
Observe que a concepção dualista de Platão também
conhecida como mundo das ideias opera uma mudança radical em relação aos
pensadores anteriores ao situar o ser verdadeiro fora ou separado do mundo
sensível. Não era para os filósofos pré-socráticos, que buscavam a arché das
coisas nas próprias coisas. Para Sócrates a essência ou ser verdadeiro também
se encontrava nas coisas.
Isso significa que o ser verdadeiro é, para esses
filósofos, imanente (isto é, encontra-se nesse mundo ou se cofunde com ele),
enquanto para Platão é transcendente.
Processo
do conhecimento
A teoria das ideias
também costuma ser estudada em seus aspectos epistemológicos, isto é, como uma
teoria sobre o conhecimento verdadeiro (epistemologia). É que para Platão, o
processo de conhecimento desenvolve-se por meio da passagem progressiva do mundo
sensível, das sombras e aparências, para o mundo das ideias ou essências (ou
seres verdadeiros).
A primeira etapa desse movimento é denominada pelas
impressões ou sensações advindas dos sentidos. Essas impressões sensíveis são
responsáveis pela opinião que temos da realidade. A opinião representa o saber
que se adquire sem uma busca metódica.
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