Platão: alicerces da filosofia Ocidental


Texto 1º ano Ensino Médio:

Gilberto Cotrim: Fundamentos da filosofia: capitulo 11

Platão: alicerces da filosofia Ocidental

            Nascido em Atenas, Platão (427-347 a.c) pertencia a uma das mais nobres famílias atenienses. Seu verdadeiro nome era Aristocles, mas, devido a sua constituição física, recebeu o apelido de Platão, termo grego que significa de ombros largos.

            Platão foi discípulo de Sócrates, a quem considerava o mais justos dos homens. Depois da morte de seu mestre, empreendeu inúmeras viagens, período em que ampliou seus horizontes culturais e amadureceu suas reflexões filosóficas.

            Por volta de 387 a.C. retornou a Atenas, onde fundou sua própria escola filosófica, a Academia, nos jardins construídos por seu amigo Academus. Essa escola foi uma das primeiras instituições de ensino permanentes de ensino superior do mundo ocidental. Uma espécie de universidade pioneira dedicada pesquisa científica e filosófica, além de um centro de formação política.

            A maior parte do pensamento platônico nos foi transmitida por intermédio da fala de Sócrates, nos diálogos socráticos, escritos pelo próprio Platão. Seu pensamento é tão vasto que deu origem a uma expressão  famosa: “Toda filosofia ocidental são notas de rodapé a Platão.”

Dualismo platônico

 

            Como grande parte dos pensadores de sua época, Platão também enfrentou o impasse criado pelos pensamentos de Parmênides e Heráclito, isto é, sobre o problema da permanência e da mudança, da unidade e da multiplicidade. E chegou a uma conclusão dualista, isto e, de que existem duas realidades diametralmente opostas baseados em dois aspectos antropomórficos:

            Mundo sensível corresponde a matéria na vida cotidiana (isto é, pelas sensações) , as quais surgem e desaparecem continuadamente. Assim, as coisas e fatos do mundo sensível são temporárias,mutáveis e corruptíveis (o mundo de Heráclito).

            Mundo inteligível corresponde as ideias, que são sempre as mesmas para o intelecto, de tal maneira que nos permitem experimentar a dimensão do eterno, do imutável, do perfeito ( o mundo de Parmênides). Todas essas ideias derivam da ideia do bem.

 

Demiurgo e o mundo

 

            Apesar de, para Platão, existirem apenas essas duas realidades, ele supôs que uma terceira realidade operou na criação do mundo, pois como argumenta o filosofo no Timeu tudo o que foi gerado deve ter um principio gerador, isto é, uma causa. Desse modo, defendeu a ideia de que o universo (o mundo sensível) surgiu por obra de um demiurgo, palavra de origem grega que significa “aquele que faz”, “construtor”

            De acordo com essa doutrina, o demiurgo buscou as ideias eternas do mundo inteligível como modelo para dar uma forma à matéria indeterminada. Isso quer dizer que, de um lado, as ideias da matéria já existiriam antes, sendo, junto com o demiurgo, as três realidades fundamentais da gênese platônica. De outro lado significa que o mundo sensível foi construído pelo demiurgo (uma espécie de deus artesão) a imagem das ideias eternas.

Teoria das ideias

            Observe que a concepção dualista de Platão também conhecida como mundo das ideias opera uma mudança radical em relação aos pensadores anteriores ao situar o ser verdadeiro fora ou separado do mundo sensível. Não era para os filósofos pré-socráticos, que buscavam a arché das coisas nas próprias coisas. Para Sócrates a essência ou ser verdadeiro também se encontrava nas coisas.

            Isso significa que o ser verdadeiro é, para esses filósofos, imanente (isto é, encontra-se nesse mundo ou se cofunde com ele), enquanto para Platão é transcendente.

 

Processo do conhecimento

            A teoria das ideias também costuma ser estudada em seus aspectos epistemológicos, isto é, como uma teoria sobre o conhecimento verdadeiro (epistemologia). É que para Platão, o processo de conhecimento desenvolve-se por meio da passagem progressiva do mundo sensível, das sombras e aparências, para o mundo das ideias ou essências (ou seres verdadeiros).

            A primeira etapa desse movimento é denominada pelas impressões ou sensações advindas dos sentidos. Essas impressões sensíveis são responsáveis pela opinião que temos da realidade. A opinião representa o saber que se adquire sem uma busca metódica.

           

           

 

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