diversos 2

08/03/2011

PENSADOR


Escrito por miltonfabiano às 14h00
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Aula N.º8 1º ano 1º bimestre: Períodos História da Filosofia
 
Filosofia Antiga
 
            Do século VI a.C., na Jônia aos primeiros séculos da era cristã. Há temáticas dispares em diversos grupos a seguir listados:
Pré-socráticos (físicos): desde Tales de Mileto buscavam o principio lógico explicativo da physys (natureza) e o princípio (arché) ordem do mundo.
Sócrates: preocupado com as questões humanas, propõe a figura do homem questionador, que interrogava os sábios. Através da ironia e da maiêutica, indagava  que as pessoas dessem luz as ideias.
 
Filosofia sistemática
 
Platão: sua obra é a primeira a sistematizar uma concepção de mundo, marcada pela questão do conhecimento relacionado á política. Os diálogos de Platão mostram que, por meio da argumentação, o conhecimento autêntico (epistéme) deve ultrapassar as aparências (doxa).
Aristóteles suas obras sistematizam o logos em um trabalho de demonstração argumentativa. Aristóteles é um investigador, elege um tema e propõe problemas relativos ao seu objeto de análise
 
Filosofia do helenismo: expansão da Filosofia a partir dos domínios dos macedônicos e, depois, pelos romanos, tendo as correntes: estoicismo, epicurismo, ceticismo e neoplatonismo.
Filosofia cristã: em suas primeiras elaborações sem caráter especulativo, na disputa com as filosofias do helenismo. A partir dos apologistas do século II d.C., houve a tentativa de dialogo entre Fé e Razão para atrair pagãos  e incorporar princípios da exposição filosófica.
 
 
              


Escrito por miltonfabiano às 13h16
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07/03/2011

 
Situação de aprendizagem 3 – aula N.º 5: 2º ano A liberdade de fazer-se
 
            Para Sartre, a liberdade não se resume ao que podemos escolher. Ela se dá pela invenção de possibilidades. Nós podemos inventar nossas opções. Mas isso acontece, sobretudo quando nós inventamos a nós mesmos.
            A mais profunda liberdade é poder escolher o que somos e não apenas o que fazemos. Nós escolhemos um projeto para nós o que Sartre chama de compromisso. Nós nos comprometemos com nossos valores, gestos, gostos, sonhos, desejos e projetos.
            A liberdade exige cada vez mais liberdade. Liberdade de ser o individuo que queremos. Liberdade de escolha mesmo com limites, a partir de nossa vida, nós decidimos a criação de outra vida para nós. Podemos sempre repetir: “Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim”.
            Mas ninguém é livre sozinho. Para nos fazermos e refazermos, precisamos dos outros com as mesmas possibilidades. É a liberdade dos outros que garante a nossa liberdade.
            Quanto mais livres são os outros, mais livres nós somos. Cada um com a sua liberdade pode inventar a si mesmo e, assim, reinventar o mundo, as cidades, os grupos, lembrando, sempre, que a violência entre os homens começa quando alguém não respeita a liberdade do outro.
 


Escrito por miltonfabiano às 09h14
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Situação de aprendizagem 4 aula N.º4 3º ano 1º bimestre
A linguagem e a língua como características que identificam a espécie humana
 
Linguagem e comunicação
 
            Alguns estudiosos entenderam que o fator determinante da transição da natureza-cultura é a linguagem. Trata-se de umas corrente que entende o ser humano fundamentalmente como um ser linguístico. Para ilustrar essa concepção, o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss fez o seguinte exercício de imaginação.
            Suponhamos que num planeta desconhecido encontremos seres vivos que fabricam utensílios. Isso não nos dará a certeza de que eles se incluem na ordem humana. Imaginemos, agora, esbarrarmos com seres vivos que possuam uma linguagem que, por mais diferente que seja da nossa, possa ser traduzida para nossa linguagem- seres, portanto, com os quais poderíamos nos comunicar. Estaríamos, então, na ordem da cultura e não mais da natureza.
Levi –Strauss, Claude. Culture et language. Apud Cuvillier, Arnoud. Sociologia da cultura, p. 2
  
                Assim segundo esse antropólogo, o que teria distanciado definitivamente o homem da ordem comum dos animais – animal que Le também é e nunca deixará de ser – e permitido a sua entrada no universo da cultura seria o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.
            De fato, a linguagem constitui uma das dimensões mais importantes da cultura, pois ela que permite o intercâmbio das experiências e as aquisições culturais.



Escrito por miltonfabiano às 08h42
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