O continente asiático parte 1 8º ano


Texto 8º ano:  continente  asiático Livro: Geografia espaço e vivencia

Autores: Levon Boligian; Rogério Martinez. Wanessa Garcia e Andressa Alves

O continente asiático

                A Ásia é o continente mais extenso do mundo, com uma área de aproximadamente 44, 4 milhões de Km²(cerca de um terço das terras emergentes do globo). Essas terras são banhadas por três oceanos: o Índico (ao sul), o Pacífico (a leste), e Ártico (ao norte). Já o extremo do continente é delimitado pelos montes Urais, uma grande cadeia de montanhosa que o separa da Europa.

            Para ser uma ideia da grande extensão territorial da Ásia, basta verificar que, no sentido leste – oeste, o continente estende-se por cerca de 160º de longitude, abrangendo 11 fusos horários. Nos sentido norte – sul, as terras asiáticas prolongam-se desde aas baixas latitudes do hemisfério sul (10ºS),até de as baixas latitudes da zona polar do norte (80ºN).

            A localização dessas terras em latitudes tão variadas é m dos motivos da grande diversidade de paisagens naturais do continente.

            Na Ásia atuam os mais variados tipos de clima, desde os mais quentes, como o equatorial e o tropical, até os mais gelados, como o clima frio de montanha e o polar. Essa grande variação climática, por sua vez, também determina uma enorme diversidade de formações vegetais: as florestas equatoriais, tropicais e temperadas, as estepes, savanas e pradarias, as vegetações desérticas, a Taiga e a Tundra entre outras.

            Alem disso, o relevo asiático também possui características bem particulares, destacando-se pelas suas grandes altitudes – um exemplo é o planalto de Tibete, onde se localizam as maiores elevações do globo – quanto por suas imensas planícies, como a siberiana, com altitudes com menos de 500 metros.




A regionalização da Ásia

            Além de ser o continente mais extenso, a Ásia também é o mais populoso: nele vivem cerca de 3,6 bilhões de habitantes, o que corresponde a aproximadamente 60% da população mundial. Para melhor dimensionar esse imenso contingente  populacional, basta dizer que entre os dez países mais populosos do mundo sete localizam-se na Ásia. São eles: China, Índia, Indonésia, Rússia, Paquistão, Bangladesh, e Japão.

            A história da humanidade se confunde com a história da Ásia, continente onde surgiram algumas das primeiras civilizações, como a suméria, a semita, a chinesa, e a indiana (ou hindu), povos que deram inicio ao desenvolvimento das atividades agrícolas e da criação de animais.

            Apesar das miscigenações que ocorreram ao longo do tempo entre esses povos, a diversidade étnico-cultural no continente é imensa. Assim se levarmos em consideração a grande variedade de povos, associadas às diferenças fisiográficas, os  países asiáticos podem ser agrupados em grandes conjuntos regionais. De acordo com algumas características que possuem em comum, esses países estão regionalizados da seguinte maneira: Oriente Médio, Sul da Ásia, sudeste da Ásia, Extremo Oriente e países da ex – União Soviética. Observe o mapa abaixo:




Comentários

Postagens mais visitadas