Mudança na educação?
Base
nacional comum curricular
A proposta
da Base Nacional Comum Curricular tem com objetivo, criar uma base comum de
currículo para as escolas brasileiras. Essas propostas tentam viabilizar uma
melhora nos índices educacionais brasileiros, já que como é conhecido por todos
temos problemas estruturais gravíssimos, que precisam urgentemente ser
solucionados.
O
projeto elaborado, comandado pelo ex- ministro da educação Renato Janine
Ribeiro, e outros nomes importantes da área da educação, têm pontos que merecem
elogios, pois pretendem de fato mudar a educação do Brasil efetivamente, e o
melhor com propostas viáveis.
Essa
proposta abrange desde a educação infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino
Médio propõem um processo de alfabetização mais efetivo, envolve também
questões importantes relacionadas à realidade concreta do educando, assim como suas
relações sociais e afetivas.
A
educação é um direito, e esse direito deve ser respeitado, pois como sabemos ao
longo da história do Brasil, a educação foi um privilégio de poucos, a escola é
para todos. Essa escola deve ser com qualidade, capacitação, emancipação, que
possibilite a todos que a frequentam acesso aos bens culturais, materiais, para
a realização efetiva da humanização do indivíduo.
Outro
aspecto importante a ser citado nessa proposta é a ideia de que os
conhecimentos adquiridos pelo educando devem ser valorizados, e servir como uma
das bases, fundamentos de seu aprendizado.
As
relações de convívio e respeito mútuo também são itens importantes que estão
inseridos nessa proposta. É de suma importância destacar os aspectos
relacionados a diversidade cultural, política, religiosa, enfim a respeitar as
diferenças entre os indivíduos.
A
questão relacionada à educação especial, merece uma discussão mais atenta, no
sentido em que as escolas e nós professores não temos as condições necessárias
para desenvolvermos um trabalho adequado e eficaz para essa prática, nesse
sentido, a proposta deve atentar a um estudo mais aprofundado, sobre os
inúmeros casos de transtornos psíquicos, e problemas relacionados as
diversidades das crianças espaciais.
A
inclusão das crianças especiais é fundamental, concordo com esse aspecto, porém
incluir não é apenas colocar as crianças especiais com os alunos ditos
“normais”, é preciso além de profissionais capacitados, condições físicas e
estruturais das escolas, algo que sabemos estamos muito distantes de alcançar
em nossas escolas.
Ainda
sobre o assunto inclusão outro fator que precisa ser avaliado é o grau de
desconhecimento das pessoas que vão se relacionar com os alunos especiais, aqui
se incluem tanto os alunos, professores enfim toda comunidade escolar, o
preconceito no sentido de desconhecer, a ignorância sobre o assunto, traz inúmeros problemas entre eles
a humilhação tão presente no cotidiano escolar, infelizmente apesar da boa
“vontade” do projeto, um aspecto parece ser ignorado o grau desumanização que a
sociedade passa atualmente precisa ser enxergado e discutido.
No que se refere à proposta curricular da área de
ciências humanas o conteúdo visa compreender o processo de existência humana, a
problematização das relações sociais, toda a produção cultural e artística.
Outro
ponto que merece atenção é a discussão relacionada as questões das normas e
regras, e o entendimento que elas derivam de convenções sociais, que servem de
parâmetro para analisarmos questões relacionadas aos Direitos Humanos.
A
questão da interdisciplinaridade é outro aspecto de fundamental importância,
pois as disciplinas que compõem a área
devem atuar juntas, para que possam efetivamente construir uma sociedade que
abandone os preceitos do senso comum, a dominação política, a ingenuidade e a
ignorância em relação á uma sociedade injusta que precisa ser revista.
A
formação como cidadão, aquele que deve estar consciente dos valores morais, exercer
a reflexão ética, no sentido de ser capaz de avaliar os princípios que norteiam
esses valores, a fim de que se consiga
enumerar esses valores de forma efetiva, no sentido de determinar se os mesmo
devem prevalecer sobre outros e ao mesmo tempo superá-los com o objetivo de realizar uma transformação
nos valores morais ultrapassados.
A
disciplina de filosofia tem como proposta, introduzir a questão do pensar
filosófico e como esse pensar se diferencia dos demais saberes humanos.
A
filosofia é mãe de todas as demais ciências, pois ela parte de uma observação
concreta do mundo a sua volta. Desde a sua origem a Filosofia parte de um
princípio racional, indagador, reflexivo que contribuirá para a construção de
sujeitos éticos na prática.
Possibilita
que o indivíduo pode construir argumentos sólidos, racionais e lógicos baseados
em discursos que permitam uma construção de raciocínios mais elaborados e
construtivos.
A
proposta também cita aspectos da condição humana, tratando de temas
importantíssimos a vida humana. Esses temas preocupam a humanidade desde que
essa tem consciência de sua existência.
Entender nossos
limites, compreender que estamos em constante construção, que não possuímos uma
essência definidora de nossas potencialidades
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