Mudança na educação?

Base nacional comum curricular

A proposta da Base Nacional Comum Curricular tem com objetivo, criar uma base comum de currículo para as escolas brasileiras. Essas propostas tentam viabilizar uma melhora nos índices educacionais brasileiros, já que como é conhecido por todos temos problemas estruturais gravíssimos, que precisam urgentemente ser solucionados.
O projeto elaborado, comandado pelo ex- ministro da educação Renato Janine Ribeiro, e outros nomes importantes da área da educação, têm pontos que merecem elogios, pois pretendem de fato mudar a educação do Brasil efetivamente, e o melhor com propostas viáveis.
Essa proposta abrange desde a educação infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio propõem um processo de alfabetização mais efetivo, envolve também questões importantes relacionadas à realidade concreta do educando, assim como suas relações sociais e afetivas.
A educação é um direito, e esse direito deve ser respeitado, pois como sabemos ao longo da história do Brasil, a educação foi um privilégio de poucos, a escola é para todos. Essa escola deve ser com qualidade, capacitação, emancipação, que possibilite a todos que a frequentam acesso aos bens culturais, materiais, para a realização efetiva da humanização do indivíduo.
Outro aspecto importante a ser citado nessa proposta é a ideia de que os conhecimentos adquiridos pelo educando devem ser valorizados, e servir como uma das bases, fundamentos de seu aprendizado.
As relações de convívio e respeito mútuo também são itens importantes que estão inseridos nessa proposta. É de suma importância destacar os aspectos relacionados a diversidade cultural, política, religiosa, enfim a respeitar as diferenças entre os indivíduos.
A questão relacionada à educação especial, merece uma discussão mais atenta, no sentido em que as escolas e nós professores não temos as condições necessárias para desenvolvermos um trabalho adequado e eficaz para essa prática, nesse sentido, a proposta deve atentar a um estudo mais aprofundado, sobre os inúmeros casos de transtornos psíquicos, e problemas relacionados as diversidades das crianças espaciais.
A inclusão das crianças especiais é fundamental, concordo com esse aspecto, porém incluir não é apenas colocar as crianças especiais com os alunos ditos “normais”, é preciso além de profissionais capacitados, condições físicas e estruturais das escolas, algo que sabemos estamos muito distantes de alcançar em nossas escolas.
Ainda sobre o assunto inclusão outro fator que precisa ser avaliado é o grau de desconhecimento das pessoas que vão se relacionar com os alunos especiais, aqui se incluem tanto os alunos, professores enfim toda comunidade escolar, o preconceito no sentido de desconhecer, a ignorância sobre  o assunto, traz inúmeros problemas entre eles a humilhação tão presente no cotidiano escolar, infelizmente apesar da boa “vontade” do projeto, um aspecto parece ser ignorado o grau desumanização que a sociedade passa atualmente precisa ser enxergado e discutido.
            No que se refere à proposta curricular da área de ciências humanas o conteúdo visa compreender o processo de existência humana, a problematização das relações sociais, toda a produção cultural e artística.
Outro ponto que merece atenção é a discussão relacionada as questões das normas e regras, e o entendimento que elas derivam de convenções sociais, que servem de parâmetro para analisarmos questões relacionadas aos Direitos Humanos.
A questão da interdisciplinaridade é outro aspecto de fundamental importância, pois as disciplinas que compõem  a área devem atuar juntas, para que possam efetivamente construir uma sociedade que abandone os preceitos do senso comum, a dominação política, a ingenuidade e a ignorância em relação á uma sociedade injusta que precisa ser revista.
A formação como cidadão, aquele que deve estar consciente dos valores morais, exercer a reflexão ética, no sentido de ser capaz de avaliar os princípios que norteiam esses valores, a fim de  que se consiga enumerar esses valores de forma efetiva, no sentido de determinar se os mesmo devem prevalecer sobre outros e ao mesmo tempo superá-los  com o objetivo de realizar uma transformação nos valores morais ultrapassados.
A disciplina de filosofia tem como proposta, introduzir a questão do pensar filosófico e como esse pensar se diferencia dos demais saberes humanos.
A filosofia é mãe de todas as demais ciências, pois ela parte de uma observação concreta do mundo a sua volta. Desde a sua origem a Filosofia parte de um princípio racional, indagador, reflexivo que contribuirá para a construção de sujeitos éticos na prática.
Possibilita que o indivíduo pode construir argumentos sólidos, racionais e lógicos baseados em discursos que permitam uma construção de raciocínios mais elaborados e construtivos.
A proposta também cita aspectos da condição humana, tratando de temas importantíssimos a vida humana. Esses temas preocupam a humanidade desde que essa tem consciência de sua existência.
Entender nossos limites, compreender que estamos em constante construção, que não possuímos uma essência definidora de nossas potencialidades

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