A questão da imagem
A questão da imagem
Os fragmentos apresentados e discutidos no
encontro presencial nos fazem parar para refletirmos sobre que significado e
representação da imagem como um instrumento ou fonte do conhecimento e da
história humana? Qual a sua importância para a formação do conhecimento? Como
utiliza-la para em sala de aula como um conceito que busca a verdade?
Quando
tratamos da imagem, como um instrumento de ensino e aprendizagem, temos que ter
em mente que: a ideia de que ela produz, vem sempre de um viés ideológico, ou
seja, ela carrega consigo um conjunto de fatores históricos, sociais, morais,
éticos, enfim todo o conjunto de relações vivenciadas pelo indivíduo que
produziu a imagem e seu interesse em demonstrar aquilo que ela representa. Para
ilustrar essa afirmação:
“[...]
precisamos esmiuçar as fotografias criticamente, interrogativamente e
especulativamente. [...] No que uma boa fotografia desvenda para o olho e mente
compreensiva, ela falhará em desvendar para o olhar antepassado”. Tal é o desafio
a enfrentar. Não deixar de ousar na interpretação: esta é a tarefa. ( Kossoy,
Boris, fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, p 2001)
Assim
também podemos afirmar que: a forma como o outro indivíduo vê a imagem depende
muito daquilo que este observador, tem de visão do mundo, ou seja, todo o
conjunto de conhecimento que o leva a idealizar, a interpretar e concretizar a
imagem observada.
Outro
fator importante para discutirmos sobre a importância da imagem e de sua
utilização para o ensino aprendizagem dependerá sempre da questão da
proximidade da imagem com o período histórico vivenciado pelo indivíduo que faz
a observação da imagem.
A
expressão do aluno através do meio, por exemplo, das redes sociais, com a dada
intencionalidade de como ele vê e pode ver a imagem, é fundamental, como uma
das formas do entendimento e também das dificuldades encontradas por ele no processo de
aprendizagem, ou seja, no processo de compreensão da imagem observada.
Para
concluir é uma tarefa difícil l afirmar a verdade de uma imagem, pois existe
por trás de uma imagem um conjunto de fatores internos e externos que nos
impedem de sermos de fato imparciais com a imagem produzida e visualizada.
Comentários
Postar um comentário