A questão da imagem

A questão da imagem
             Os fragmentos apresentados e discutidos no encontro presencial nos fazem parar para refletirmos sobre que significado e representação da imagem como um instrumento ou fonte do conhecimento e da história humana? Qual a sua importância para a formação do conhecimento? Como utiliza-la para em sala de aula como um conceito que busca a verdade?
            Quando tratamos da imagem, como um instrumento de ensino e aprendizagem, temos que ter em mente que: a ideia de que ela produz, vem sempre de um viés ideológico, ou seja, ela carrega consigo um conjunto de fatores históricos, sociais, morais, éticos, enfim todo o conjunto de relações vivenciadas pelo indivíduo que produziu a imagem e seu interesse em demonstrar aquilo que ela representa. Para ilustrar essa afirmação:
            “[...] precisamos esmiuçar as fotografias criticamente, interrogativamente e especulativamente. [...] No que uma boa fotografia desvenda para o olho e mente compreensiva, ela falhará em desvendar para o olhar antepassado”. Tal é o desafio a enfrentar. Não deixar de ousar na interpretação: esta é a tarefa. ( Kossoy, Boris, fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, p 2001)
            Assim também podemos afirmar que: a forma como o outro indivíduo vê a imagem depende muito daquilo que este observador, tem de visão do mundo, ou seja, todo o conjunto de conhecimento que o leva a idealizar, a interpretar e concretizar a imagem observada.
            Outro fator importante para discutirmos sobre a importância da imagem e de sua utilização para o ensino aprendizagem dependerá sempre da questão da proximidade da imagem com o período histórico vivenciado pelo indivíduo que faz a observação da imagem.
            A expressão do aluno através do meio, por exemplo, das redes sociais, com a dada intencionalidade de como ele vê e pode ver a imagem, é fundamental, como uma das formas  do entendimento e também  das dificuldades  encontradas por ele no processo de aprendizagem, ou seja, no processo de compreensão da imagem observada.     
            Para concluir é uma tarefa difícil l afirmar a verdade de uma imagem, pois existe por trás de uma imagem um conjunto de fatores internos e externos que nos impedem de sermos de fato imparciais com a imagem produzida e visualizada.




Comentários

Postagens mais visitadas