A condição humana
A condição humana
Qual é o papel do ser humano no mundo? Com certeza entre todos os seres existentes, nos somos os únicos que temos a capacidade de projetar esse questionamento. Antes de responder essa questão, devo tentar entender o que é o ser humano?
O ser humano como sabemos, ou deveríamos saber, é um ser plural, quando falamos em seres humanos não falamos em uma essência, que defina de forma única e inquestionável o que somos.
Para isso basta a nós realizarmos um pesquisa no bom e velho Google sobre as diferentes culturas da humanidade e perceberemos, que nós seres humanos somos tudo, menos iguais no sentido em que se refere a uma determinação essencial, ou seja, não temos uma natureza impositiva, como afirmou Aristóteles (384-322 a.C) o homem é o único ser que delibera.
A natureza determina que todos os outros seres existentes, possuem uma característica biológica, porém nos seres humanos além de sermos biológicos, somos seres culturais, o que nos possibilita: escolher, julgar, analisar, construir, arrepender, transmitir e principalmente mudar, como diria Raul Seixas, sermos metamorfoses ambulantes.
A nossa condição na natureza é única, somos os únicos que estamos em construção, que nascemos inacabados, livres das amarras que a natureza impõe aos outros seres vivos, caras isso é incrível.
Marx dizia que o trabalho é uma atividade tipicamente humana, pois para algo ser considerado trabalho, precisa ser projetado anteriormente, precisa estar na mente, planejado, idealizado e quando ele for materializado nós nos reconhecemos nele, pois enxergamos nele nossas potencialidades.
Sempre digo nas aulas, utilizem bem esse dom, essa capacidade que só nós possuímos, para que possamos construir um mundo melhor e mais justo. Viva a pluralidade humana.
Comentários
Postar um comentário