Analisando a Base nacional comum curricular

Analisando a Base nacional comum curricular, vale a pena ler e comentar.
espero terminar essa semana. 
A proposta da Base Nacional Comum Curricular tem com objetivo, criar uma base comum de currículo para as escolas brasileiras. Essas propostas tentam viabilizar uma melhora nos índices educacionais brasileiros, já que como é conhecido por todos temos problemas estruturais gravíssimos, que precisam urgentemente ser solucionados.
O projeto elaborado, comandado pelo ex ministro da educação Renato Janine Ribeiro, e outros nomes importantes da área da educação, tem pontos que merecem elogios, pois pretendem de fato mudar a educação do Brasil efetivamente, e o melhor com propostas viáveis.
Essa proposta abrange desde a educação infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio propõe um processo de alfabetização mais efetivo, envolve também questões importantes relacionadas à realidade concreta do educando, assim como suas relações sociais e afetivas.
A educação é um direito, e esse direito deve ser respeitado, pois como sabemos ao longo da história do Brasil, a educação foi um privilégio de poucos, a escola é para todos, essa escola deve se com qualidade, capacitação, emancipação, que possibilite a todos que a frequentam acesso aos bens culturais, materiais, para a realização efetiva da humanização do indivíduo.
Outro aspecto importante a ser citado nessa proposta é a ideia de que os conhecimentos adquiridos pelo educando devem ser valorizados, e servir como uma das bases, fundamentos de seu aprendizado.
As relações de convívio e respeito mútuo também são itens importantes que estão inseridos nessa proposta. É de suma importância destacar os aspectos relacionados a diversidade cultural, política, religiosa, enfim a respeitar as diferenças entre os indivíduos.
A questão relacionada a educação especial, merece uma discussão mais atenta, no sentido em que as escolas e nós professores não temos as condições necessárias para desenvolvermos um trabalho adequado e eficaz para essa prática, nesse sentido, a proposta deve atentar a um estudo mais aprofundado, sobre os inúmeros casos de transtornos psíquicos, e problemas relacionados as diversidades das crianças espaciais.
A inclusão das crianças especiais é fundamental, concordo com esse aspecto, porém incluir não é apenas colocar as crianças especiais com os alunos ditos “normais”, é preciso além de profissionais capacitados, condições físicas e estruturais das escolas, algo que sabemos estamos muito distantes de alcançar em nossas escolas.
Ainda sobre o assunto inclusão outro fator que precisa ser avaliado é o graus de desconhecimento das pessoas que vão se relacionar com os alunos especiais, aqui se incluem tanto os alunos, professores enfim toda comunidade escolar, o preconceito no sentido de desconhecer, a ignorância sobre o assunto, traz inúmeros problemas entre eles a humilhação tão presente no cotidiano escolar, infelizmente apesar da boa “vontade” do projeto, um aspecto parece ser ignorado o grau desumanização que a sociedade passa atualmente precisa ser enxergado e discutido.

Comentários

Postagens mais visitadas