Situação de aprendizagem 1 Criando uma imagem critica da filosofia
Situação de aprendizagem 1
Criando uma imagem critica
da filosofia
Tempo previsto: 5 aulas
Conteúdo e temas:
desenvolvimento dos conceitos básicos de Filosofia, reflexão e reconhecimento
do intelecto.
Competências e habilidades:
dominar diferentes linguagens e compreender diferentes fenômenos do
conhecimento. A proposta procura incentivar as competências que possibilitam
reconhecer manifestações histórico-sociais do pensamento, além de incentivar as
práticas do trabalho em equipe, da pesquisa, da sistematização e apresentação
de conceitos e informações e da exposição oral e escrita. Na sua realização, os
alunos podem ser incentivados a selecionar, a organizar e identificar
informações, bem como desenvolver a capacidade de produção de textos,
associando questões atuais extraídas da história da Filosofia.
Estratégias:
além das aulas expositivas, você deve orientar o trabalho em grupos, a
realização da pesquisa, a coleta a sistematização das informações. Do momento
de ouvir os alunos até que eles possam escrever, o acompanhamento questionador
e investigador é fundamental. O exercício constante de propor questões e ajudar
os alunos a responder é um das chaves da investigação filosófica.
Recursos:
um espelho de tamanho médio
e alguns textos selecionados.
Avaliação:
registros sobre a participação nas discussões. A leitura do texto produzido
pelos alunos e a sua reescrita devem ser considerados.
Situação de aprendizagem 2
Como funciona o intelecto?
Introdução ao empirismo e ao
criticismo
Tempo previsto: 3
aulas
Conteúdo e temas: os
conceitos básicos são Filosofia, reflexão e reconhecimento do intelecto.
Empirismo, tipos de conhecimento e criticismo.
Competências e habilidades: o
objetivo desta situação de aprendizagem é estimular o exercício e o desenvolvimento
de habilidades como a compreensão da dinâmica da aprendizagem e a leitura da
ordem dos argumentos de um texto filosófico. Por meio dessa proposta,
procura-se incentivar o desenvolvimento de competências relacionadas á
sistematização de ideias e sua diferenciação. Na realização das atividades, os
alunos podem organizar os argumentos de um texto filosófico e associar questões
atuais a referências extraídas da história da Filosofia.
Estratégias:
além das aulas expositivas, você deve orientar o trabalho de leitura a partir
da visualização do equipamento de comunicação – rádio ou televisão. A leitura
contínua dos textos como exercício da descoberta de um ordem argumentativa é um
boa estratégia.
Recursos: serão necessários um
aparelho de televisão ou rádio e os textos selecionados.
Avaliação:
como toda a tarefa é realizada em sala de aula, a observação e as anotações a
respeito da participação são fundamentais. A ordenação de argumentos deve ser considerada
como espaço de visualização das capacidades de leitura e escrita do aluno. Em
relação as competências e habilidades, espera-se que o aluno seja capaz de ler
um texto filosófico, compreender suas estruturas e ordenar suas ideias.
Situação de aprendizagem 3
Instrumentos de pesquisa em
história da Filosofia
Tempo previsto: 2
aulas
Conteúdo e temas: os
conceitos básicos as ser desenvolvidos são: História da Filosofia,
características da Filosofia Antiga, características da Filosofia Medieval, características
da Filosofia Moderna, características da Filosofia Contemporânea.
Competências e habilidades: o
objetivo desta Situação de Aprendizagem é estimular o exercício e o
desenvolvimento de habilidades como a compreensão e a leitura de um texto filosófico.
Por meio desta proposta, procura-se incentivar o desenvolvimento de
competências relacionadas à sistematização de ideias e sua sistematização.
Estratégias:
além das aulas de expositivas, é importante orientar o trabalho de pesquisa
passo a passo.
Avaliação: se
a tarefa for realizada em sala de aula, a observação e as anotações a respeito
da participação são fundamentais. Para o exercício de pesquisa, o foco é a
leitura investigativa e o debate esclarecedor. Em relação as competências e
habilidades, espera-se que os alunos sejam capazes de ler diversos textos
filosóficos de modo investigativo.
Situação de aprendizagem 4
Áreas da Filosofia
Tempo previsto: 5
aulas
Conteúdo e temas: os
conceitos básicos a ser desenvolvidos são: áreas da Filosofia, metafísica,
lógica, ética, epistemologia, teoria do conhecimento, estética, filosofia da
história e política.
Competências e habilidades:
esta Situação de Aprendizagem visa estimular o desenvolvimento de diversas
habilidades, como selecionar, organizar, relacionar, e interpretar dados e
informações, representados de diferentes formas. O que se procura com esta
proposta é incentivar as competências que possibilitem reconhecer manifestações
ordenadas do pensamento e dos problemas da Filosofia. Durante a realização,
pode-se incentivar os alunos no desenvolvimento das estruturas lógicas do
pensamento e a promover a descrição sistemática e reflexiva dos objetos e do
mundo circundante.
Estratégias:
aulas expositivas e exercícios em sala de aula.
Recursos:
como se trata de aulas expositivas, utilize a lousa para colocar apontamentos e
exercícios.
Avaliação:
como toda a tarefa é realizada em sala de aula, a observação e as anotações a
respeito da participação são fundamentais.os exercícios sobre metafísica e
lógica são o centro desta Situação de aprendizagem e podem ajudar os alunos a
desenvolver o raciocínio e criação de textos
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