Situação de aprendizagem 1 Criando uma imagem critica da filosofia

Situação de aprendizagem 1
Criando uma imagem critica da filosofia

Tempo previsto: 5 aulas
Conteúdo e temas: desenvolvimento dos conceitos básicos de Filosofia, reflexão e reconhecimento do intelecto.

Competências e habilidades: dominar diferentes linguagens e compreender diferentes fenômenos do conhecimento. A proposta procura incentivar as competências que possibilitam reconhecer manifestações histórico-sociais do pensamento, além de incentivar as práticas do trabalho em equipe, da pesquisa, da sistematização e apresentação de conceitos e informações e da exposição oral e escrita. Na sua realização, os alunos podem ser incentivados a selecionar, a organizar e identificar informações, bem como desenvolver a capacidade de produção de textos, associando questões atuais extraídas da história da Filosofia.

Estratégias: além das aulas expositivas, você deve orientar o trabalho em grupos, a realização da pesquisa, a coleta a sistematização das informações. Do momento de ouvir os alunos até que eles possam escrever, o acompanhamento questionador e investigador é fundamental. O exercício constante de propor questões e ajudar os alunos a responder é um das chaves da investigação filosófica.

Recursos:
um espelho de tamanho médio e alguns textos selecionados.
Avaliação: registros sobre a participação nas discussões. A leitura do texto produzido pelos alunos e a sua reescrita devem ser considerados.




Situação de aprendizagem 2
Como funciona o intelecto?
Introdução ao empirismo e ao criticismo

Tempo previsto: 3 aulas
Conteúdo e temas: os conceitos básicos são Filosofia, reflexão e reconhecimento do intelecto. Empirismo, tipos de conhecimento e criticismo.

Competências e habilidades: o objetivo desta situação de aprendizagem é estimular o exercício e o desenvolvimento de habilidades como a compreensão da dinâmica da aprendizagem e a leitura da ordem dos argumentos de um texto filosófico. Por meio dessa proposta, procura-se incentivar o desenvolvimento de competências relacionadas á sistematização de ideias e sua diferenciação. Na realização das atividades, os alunos podem organizar os argumentos de um texto filosófico e associar questões atuais a referências extraídas da história da Filosofia.

Estratégias: além das aulas expositivas, você deve orientar o trabalho de leitura a partir da visualização do equipamento de comunicação – rádio ou televisão. A leitura contínua dos textos como exercício da descoberta de um ordem argumentativa é um boa estratégia.

Recursos: serão necessários um aparelho de televisão ou rádio e os textos selecionados.

Avaliação: como toda a tarefa é realizada em sala de aula, a observação e as anotações a respeito da participação são fundamentais. A ordenação de argumentos deve ser considerada como espaço de visualização das capacidades de leitura e escrita do aluno. Em relação as competências e habilidades, espera-se que o aluno seja capaz de ler um texto filosófico, compreender suas estruturas e ordenar suas ideias.



Situação de aprendizagem 3

Instrumentos de pesquisa em história da Filosofia

Tempo previsto: 2 aulas

Conteúdo e temas: os conceitos básicos as ser desenvolvidos são: História da Filosofia, características da Filosofia Antiga, características da Filosofia Medieval, características da Filosofia Moderna, características da Filosofia Contemporânea.

Competências e habilidades: o objetivo desta Situação de Aprendizagem é estimular o exercício e o desenvolvimento de habilidades como a compreensão e a leitura de um texto filosófico. Por meio desta proposta, procura-se incentivar o desenvolvimento de competências relacionadas à sistematização de ideias e sua sistematização.

Estratégias: além das aulas de expositivas, é importante orientar o trabalho de pesquisa passo a passo.

Avaliação: se a tarefa for realizada em sala de aula, a observação e as anotações a respeito da participação são fundamentais. Para o exercício de pesquisa, o foco é a leitura investigativa e o debate esclarecedor. Em relação as competências e habilidades, espera-se que os alunos sejam capazes de ler diversos textos filosóficos de modo investigativo.







Situação de aprendizagem 4

Áreas da Filosofia

Tempo previsto: 5 aulas
Conteúdo e temas: os conceitos básicos a ser desenvolvidos são: áreas da Filosofia, metafísica, lógica, ética, epistemologia, teoria do conhecimento, estética, filosofia da história e política.
Competências e habilidades: esta Situação de Aprendizagem visa estimular o desenvolvimento de diversas habilidades, como selecionar, organizar, relacionar, e interpretar dados e informações, representados de diferentes formas. O que se procura com esta proposta é incentivar as competências que possibilitem reconhecer manifestações ordenadas do pensamento e dos problemas da Filosofia. Durante a realização, pode-se incentivar os alunos no desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento e a promover a descrição sistemática e reflexiva dos objetos e do mundo circundante.
Estratégias: aulas expositivas e exercícios em sala de aula.
Recursos: como se trata de aulas expositivas, utilize a lousa para colocar apontamentos e exercícios.

Avaliação: como toda a tarefa é realizada em sala de aula, a observação e as anotações a respeito da participação são fundamentais.os exercícios sobre metafísica e lógica são o centro desta Situação de aprendizagem e podem ajudar os alunos a desenvolver o raciocínio e criação de textos




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